O Behavioral Testing é um método iterativo que permite testar vieses cognitivos no mundo real, ajudando a identificar seus impactos e encontrar formas de reduzi-los ou aproveitá-los estrategicamente. O processo é dividido em cinco etapas simples e práticas.
Identifique quem é o público e qual o contexto da decisão. Isso ajuda a entender barreiras e oportunidades.
É necessário entender e tornar claro para todos os participantes do experimento (chamamos de intervenção) qual é o exato cenário que estamos lidando. O cenário é exatamente as pessoas que estão experienciando e qual o contexto isso está acontecendo.
Exemplo: Usuários que criaram conta no app, mas não completaram o onboarding.
Defina a ação que queremos incentivar. Pode ser aumentar, reduzir ou mudar um comportamento específico.
Sua intervenção deve possuir um foco claro, caso contrário terá baixa performance e fará pouco sentido na jornada de experimentação do produto ou serviço. Pense como um item da massa ao invés de um ”Sazon” que tempera.
Exemplo: Fazer com que usuários completem o onboarding.
Descubra quais vieses podem influenciar a decisão e facilitar a mudança de comportamento.
Cada participante tem até 8 minutos para separar até 3 vieses que poderão ser usados por todos os participantes na próxima etapa, ao final deste tempo ele apresenta seus vieses escolhidos e o motivo de sua decisão.
Exemplo: Ex: Efeito progresso + Efeito Zeigarnik
Crie uma solução baseada em vieses para incentivar o comportamento desejado. Esta será sua intervenção.
Após todos os vieses separados na etapa anterior cada participante pode utilizar seus 12 minutos para criar quantos experimentos conseguir dentro do tempo, não é necessário nenhuma habilidade especial em desenho e cada intervenção pode ser escrita em um post-it, para que depois seja apresentada e priorizada pelos outros participantes.
Exemplo: Barra de progresso no onboarding + bônus exclusivo ao concluir.
Analise os efeitos da mudança e ajuste para otimizar os resultados.
Medir os indicadores corretos (KPIs) pode ser a diferença entre uma boa e uma intervenção incrível, primeiro porque você vai saber o quão bom foi o resultado, depois porque isso te dará material para criar variações e melhorias futuras.
Exemplo: Taxa de conclusão do onboarding e engajamento no app.
Problema:
Clientes escolhem opções não saudáveis como acompanhamento de suas refeições.
Teste:
Tornar padrão todos os acompanhamentos saudáveis.
Resultado
47,9% das pessoas aceitaram o padrão saudável e por isso consumiam 21% menos calorias.
Ref: John Peters (2016) – Using Healthy Defaults in Walt Disney World Restaurants to Improve Nutritional Choices
Problema:
Cancelamento de uma ferramenta Adobe
Teste:
Questionar o usuário qual o motivo da assinatura inicialmente
Resultado
Aumento de 8.84% na taxa de retenção da ferramenta no momento do cancelamento, desistindo da ação.
Ref: Ogilvy Consulting: The Behavioral Science Annual (2023)
Testar vieses cognitivos na prática é essencial para entender e mitigar seus efeitos. O Behavioral Testing, combinado com o Baralho de Vieses, fornece um caminho estruturado para explorar o impacto dos vieses no dia a dia.
1 – Escolha um problema.
2 – Selecione um viés do baralho.
3 – Teste e ajuste sua abordagem.
Menos adivinhação, mais decisões com base sólida.
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