A Metodologia do Baralho de Vieses

Introdução

Os vieses cognitivos influenciam nossas decisões diariamente, muitas vezes sem que percebamos. O Baralho de Vieses foi criado para ajudar a reconhecer e mitigar esses efeitos no processo de tomada de decisão. No entanto, para aplicá-lo de forma realmente eficaz, utilizamos o teste comportamental, um framework desenvolvido para testar e entender vieses em cenários reais.

O que é o Behavioral Testing?

O Behavioral Testing é um método iterativo que permite testar vieses cognitivos no mundo real, ajudando a identificar seus impactos e encontrar formas de reduzi-los ou aproveitá-los estrategicamente. O processo é dividido em cinco etapas simples e práticas.

Como utilizar o Baralho de Vieses com Behavioral Testing (1-5)

1. Defina o contexto (⏰10 min)

Identifique quem é o público e qual o contexto da decisão. Isso ajuda a entender barreiras e oportunidades.

É necessário entender e tornar claro para todos os participantes do experimento (chamamos de intervenção) qual é o exato cenário que estamos lidando. O cenário é exatamente as pessoas que estão experienciando e qual o contexto isso está acontecendo.

Exemplo: Usuários que criaram conta no app, mas não completaram o onboarding.

2. Escolha o comportamento desejado (⏰ 10 min)

Defina a ação que queremos incentivar. Pode ser aumentar, reduzir ou mudar um comportamento específico.

Sua intervenção deve possuir um foco claro, caso contrário terá baixa performance e fará pouco sentido na jornada de experimentação do produto ou serviço. Pense como um item da massa ao invés de um ”Sazon” que tempera.

Exemplo: Fazer com que usuários completem o onboarding.

3. Explorando Vieses (⏰ 8 min)

Descubra quais vieses podem influenciar a decisão e facilitar a mudança de comportamento.

Cada participante tem até 8 minutos para separar até 3 vieses que poderão ser usados por todos os participantes na próxima etapa, ao final deste tempo ele apresenta seus vieses escolhidos e o motivo de sua decisão.

Exemplo: Ex: Efeito progresso + Efeito Zeigarnik

4. Teste na prática (⏰ 12 min)

Crie uma solução baseada em vieses para incentivar o comportamento desejado. Esta será sua intervenção.

Após todos os vieses separados na etapa anterior cada participante pode utilizar seus 12 minutos para criar quantos experimentos conseguir dentro do tempo, não é necessário nenhuma habilidade especial em desenho e cada intervenção pode ser escrita em um post-it, para que depois seja apresentada e priorizada pelos outros participantes.

Exemplo: Barra de progresso no onboarding + bônus exclusivo ao concluir.

5. Meça os resultados e ajuste (⏰ 15 min)

Analise os efeitos da mudança e ajuste para otimizar os resultados.

Medir os indicadores corretos (KPIs) pode ser a diferença entre uma boa e uma intervenção incrível, primeiro porque você vai saber o quão bom foi o resultado, depois porque isso te dará material para criar variações e melhorias futuras.

Exemplo: Taxa de conclusão do onboarding e engajamento no app.

Caso 1: Efeito Padrão

Problema:

Clientes escolhem opções não saudáveis como acompanhamento de suas refeições.

Teste:

Tornar padrão todos os acompanhamentos saudáveis.

Resultado

47,9% das pessoas aceitaram o padrão saudável e por isso consumiam 21% menos calorias.

Ref: John Peters (2016) – Using Healthy Defaults in Walt Disney World Restaurants to Improve Nutritional Choices

Caso 2: Viés de Autoconsistência

Problema:

Cancelamento de uma ferramenta Adobe

Teste:

Questionar o usuário qual o motivo da assinatura inicialmente

Resultado

Aumento de 8.84% na taxa de retenção da ferramenta no momento do cancelamento, desistindo da ação.

Ref: Ogilvy Consulting: The Behavioral Science Annual (2023)

Conclusão e próximos passos

Testar vieses cognitivos na prática é essencial para entender e mitigar seus efeitos. O Behavioral Testing, combinado com o Baralho de Vieses, fornece um caminho estruturado para explorar o impacto dos vieses no dia a dia.

Agora é sua vez!

1 – Escolha um problema.

2 – Selecione um viés do baralho.

3 – Teste e ajuste sua abordagem.

Tenha em suas mãos o poder de virar o jogo

Menos adivinhação, mais decisões com base sólida.

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